Rachaduras em barragem que controla vazão de córregos elevam riscos de enchentes em Ribeirão Preto, SP
25/10/2024
Estrutura comprometida foi denunciada na região da Vila Virgínia, que controla água que chega à região central. Secretaria de Infraestrutura informou que vai tomar as providências necessárias. Barragem de contenção na Vila Virgínia corre risco de romper em Ribeirão Preto
Uma barragem de contenção de águas pluviais instalada na região da Vila Virgínia, zona oeste de Ribeirão Preto (SP), está comprometida por rachaduras, segundo denúncias recebidas pela EPTV, afiliada da TV Globo. A estrutura é uma das que foram instaladas na cidade há anos para controlar a vazão dos córregos que cortam a cidade.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura comunicou ter realizado uma vistoria no local e que está tomando as providências necessárias.
Barragem na Vila Virgínia está repleta de rachaduras, em Ribeirão Preto (SP)
Alexandre David/EPTV
Barragem comprometida
A barragem está localizada próxima a uma área que concentra condomínios residenciais e, em condições normais, apenas deveria direcionar a água excedente pelos vertedouros.
Mas, com as chuvas desta semana, o nível do ribeirão subiu e a água tem passado por rachaduras existentes na estrutura.
LEIA TAMBÉM
Rodoviária e shopping alagados, rodeio destruído, desalojados: os estragos do temporal na região de Ribeirão Preto
Temporal deixa pelo menos 100 desalojados em Jaborandi, SP
"Infraestruturas como essas que foram pensadas, dimensionadas e calculadas e faziam sentido serem do jeito que são, há 20, 30 anos, para a realidade de hoje pode não dar o mesmo benefício social. Então, uma estrutura como essa, que a gente vê que está claramente com rachaduras e vazamento de água, a própria cota que é o nível da água não está mais passando onde deveria passar e sim passando por dentro dessas rachaduras", explica o engenheiro civil Anderson Manzoli.
Caso nada seja feito, há riscos de a estrutura ceder e não controlar a força das águas, o que aumenta os riscos de enchentes na região central da cidade, cortada pelos córregos Ribeirão Preto e Retiro Saudoso.
“A função dessa barragem é reter a água em um momento inicial de chuva, aqui nessa parte e não deixar que a água chegue rapidamente nas partes mais baixas da cidade. E a gente está vendo rapidamente que esse nível da água não está sendo respeitado, porque em vez de ela passar pelo extravasor, isso é, pelas cotas que estão mais acima, ela está vazando pelas rachaduras. Portanto, não está cumprindo corretamente o seu papel."
Barragem na Vila Virgínia está comprometida por rachaduras em Ribeirão Preto (SP)
Alexandre David/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região