Homem é preso após sequestrar ônibus com passageiros a caminho de hospital e percorrer 85 km no interior de SP
23/06/2026
(Foto: Reprodução) Homem é preso após sequestrar ônibus a caminho de hospital no interior de SP
Um homem de 31 anos foi preso em Ribeirão Preto (SP) depois de render passageiros e o motorista de um ônibus na manhã desta terça-feira (23). Segundo a Polícia Militar, o veículo foi sequestrado em Santa Rita do Passa Quatro (SP) e o grupo percorreu 85 km até ser parado e abordado pela polícia.
De acordo com o tenente da Polícia Militar Carlos Gonçalves Pestana Júnior, 13 passageiros que fazem diferentes tratamentos no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC) estavam a bordo quando foram abordados pelo homem armado, inclusive o pai do suspeito.
A Polícia Militar realizou a abordagem na Avenida Francisco Junqueira, já em Ribeirão Preto.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Na chegada dos policiais, o homem atirou contra o para-brisa do ônibus. Ninguém ficou ferido.
Ele foi preso e a arma foi apreendida.
Homem é preso após sequestrar e atirar em ônibus com 13 passageiros
Divulgação
Pai era alvo das ameaças
Segundo o secretário de Segurança Pública de Santa Rita do Passa Quatro, o suspeito entrou no ônibus ainda na cidade e, armado, ameaçou o motorista e os passageiros com uma arma de fogo.
De acordo com o coronel da Polícia Militar Carlos Eduardo Pestana Junior, a motivação para o crime era o próprio pai e um desafeto do suspeito, que mora em Ribeirão Preto.
"Ele disse que tinha uma pendência com o pai que estava presente no ônibus e tinha problemas também com o indivíduo que moraria aqui em Ribeirão Preto, que ele teria intenção de agredi-lo também", disse.
Suspeito tem histórico de crimes e internações, diz pai
Segundo João Goés Brito, pai do suspeito, o filho já tem passagem pela polícia e passou por internações psiquiátricas desde a adolescência.
"Eu não sei onde ele estava morando, ele me falou dentro do ônibus que ele estava morando num bairro que chama Formigão e que tem pouco tempo que estava preso, ficou um mês e soltaram, porque ele roubou num bar em Santa Rita", disse.
João afirma que tentou impedir o filho, mas que ficou com medo.
"Eu pensei em agir, tentar tomar a arma dele, fazer alguma coisa, mas eu falei: 'Eu vou arriscar a minha vida e a de todo mundo que está aqui dentro?'. Então fiquei quieto", contou.
Agora no g1
De acordo com a polícia, os passageiros conseguiram avisar familiares sobre o crime.
O secretário de Segurança Potiguara de Oliveira Lara disse que foi acionado e monitorou o trajeto do ônibus ao ser avisado, ainda na madrugada, por um vigia que o ônibus não havia parado para pegar os outros passageiros, como faz habitualmente.
"Eu vi que ele estava pegando já a Zequinha de Abreu em em rumo a Anhanguera. Foi onde eu acionei a Polícia Rodoviária, acionei a polícia, a Defesa Civil e vim acompanhando", disse.
Após a ocorrência, os pacientes foram levados de volta para Santa Rita em segurança. Os atendimentos e exames que não puderam ser realizados serão remarcados pelo Departamento Municipal de Saúde.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região